A falha
(31/03/2025)
– Continue até a falha!!!
Essa ordem, meio gritada, revela uma crueldade boa. O treinador orienta, motiva e comanda um exercício de musculação que deve ser repetido até que você não consiga fazer o próximo movimento. Até que falhe…
Nos treinos da academia, entre os sussurros das contagens regressivas, entre os gemidos e o clangor de pesos que se encontram com o chão, a falha não é apenas uma possibilidade – é uma prescrição.
É preciso falhar: a falha faz parte do treino. Não falhou não treinou!
Falhar, nesse universo, é o ápice de um diálogo silencioso entre corpo e espírito. É o momento em que a última repetição se recusa a ser completada, não por falta de vontade, mas por uma exaustão honrosa das reservas de força. Não há mais ATP disponível.
Parece uma poesia da dor, mas é a realidade dos fisiculturistas, já adotada nas academias convencionais. Homens e mulheres. Mais jovens e menos jovens. Todos em busca da boa forma, da boa estética, e, principalmente, da boa saúde.
Mas esta crônica não é sobre musculação. É sobre falha. E, para começar, é útil diferenciar falha de erro.
O erro é associado a ações, decisões ou julgamentos humanos incorretos. Podemos errar um cálculo matemático, uma nota musical, uma palavra na organização de uma frase.
Mas só falhamos quando colecionamos erros repetidos.
Michael Jordan fala de seus erros durante os jogos, e como treinou para superá-los. Ele cometeu erros, mas sua carreira foi vitoriosa. Quem aprende com o erro não tem medo da falha.
Um acidente de avião foi provocado por um erro do piloto, cujo treinamento falhou. O famoso medo masculino de “falhar da hora H” é uma questão sistêmica, da saúde e do psicológico. Não é um simples erro. Há que cuidar do todo, não do ato.
A mensagem é: para diminuir os erros temos que explorar nossas falhas. Para ficar mais forte eu preciso conhecer meus limites, que é quando começo a falhar. Assim vou errar menos.
Expor-se à falha é mais um exercício na grande academia da vida, onde o verdadeiro crescimento acontece não apesar das falhas, mas por causa delas. Assim como no templo do ferro, cada falha na vida carrega o germe de uma bem-vinda força nascente.
Um ótimo domingo e uma grande semana!