Expectativas e frustrações
(09/06/2024)
– Você precisa aprender que as coisas são como são, e não como que queremos que sejam.
Quem me disse isso foi uma professora da faculdade. Não de filosofia, mas de bioquímica.
Eu era um estudante secundarista de medicina, e queria ser um pesquisador. Com esse sonho na cabeça consegui estagiar em vários laboratórios da faculdade. Aprendi muito, especialmente sobre disciplina, paciência, cuidado e, principalmente, sobre gestão de expectativas.
Aquela pesquisa era sobre o presumido poder bactericida dos alcaloides presentes na Ilex paraguaiensis, a erva-mate. A teoria (ou seja, a ideia concebida a priori), era de que os microrganismos não suportariam a alteração metabólica promovida pelo meio de cultura modificado. Se fosse verdade, ao tomar chá, ou chimarrão, você estaria combatendo possíveis infecções.
Só que não foi o que aconteceu. As bactérias gostaram do chá. Cresceram e se multiplicaram ainda mais rapidamente. Eu até as imaginava sorrindo de satisfação…
A professora percebeu minha decepção, e eu tive que ouvir dela que uma pesquisa científica existe para verificar o que acontece em determinada situação, e não para comprovar o que já se achava que ia acontecer.
A pesquisa verifica, não certifica. Permite a compreensão dos fenômenos naturais, que têm suas leis próprias, e estão se lixando para nossas opiniões ou desejos.
– Se você quer ser cientista um dia, pare de tentar apenas provar suas teorias – concluiu a mestra.
Eu me lembro daquele dia a cada vez que acontece o oposto do que eu esperava. A expectativa sempre será uma suposição incerta e pode ser frustrante. O que fazer então? Devemos, ou não, acalentar expectativas?
Bem, a expectativa é boa, mas ela deve ser gerada pelo desejo e gestada pela realidade.
E veja só: aquela pesquisa acabou originando outra, ainda melhor, sobre o aumento do metabolismo provocado pelo chá. O resultado foi um trabalho publicado, apreciado e até premiado.
Assim é a vida. Só não tem expectativas que não tem sonhos e desejos. E só não lida bem com a frustração quem não entende a dinâmica própria das coisas.
O perigo de ter expectativas é a desilusão. O perigo de não as ter, é o conformismo.
Um ótimo domingo e uma semana feliz!