# 45 – O cão de Órion

# 45 – O cão de Órion
O cão de Órion
(02/06/2024)

Nesta semana levei o Erik para conhecer o Planetário, em São Paulo. Mais conhecido pelo nome Planetário do Ibirapuera, seu nome certo é Professor Aristóteles Orsini.

No centro do auditório abobadado, um projetor Zeiss (que é o verdadeiro planetário, apelidado de Brigadeirão, pela semelhança com o doce das festas infantis) cria o céu ideal sobre nós. 

O passeio estelar começa pelas Três Marias, que receberam esse nome em homenagem às 3 Marias da vida de Jesus: a Virgem Maria, Maria Madalena, e Maria irmã de Lázaro.

Os astrônomos preferem Mintaka, Alnilan e Alnitak, os nomes árabes que significam “cinto”, “pérola” e “corda”, em referência aos elementos que aparecem na cintura de Órion. 

 – Na cintura de quem mesmo? – perguntou meu filhote de 8 anos quando saímos da sessão do planetário, dando início à sessão de perguntas que quase nunca têm respostas.

– De Órion, o nome da constelação inteira. As três Marias formam a cintura dele. 

– Mas quem é esse tal Órion?

– Humm… Órion é o nome de um personagem da mitologia grega. Era um caçador gigante. Aquele conjunto de estrelas forma uma imagem que lembra esse caçador, com uma espada e um escudo.  

– Caçadores não usavam espadas. Usavam lanças e flechas.

– É, você tem razão. Acontece que antes de ser caçador ele era guerreiro.

– E por que virou caçador?

– Porque se apaixonou por Artemis, a deusa da caça. 

Nessa altura, todo meu conhecimento de mitologia e astronomia já estava perigosamente perto do fim. Mas as perguntas continuaram. Felizmente esta já veio com a resposta:

– Sabe como se chamava o cachorro dele?

Eu nem sabia que Órion tinha um cachorro. Quando olhei para ele procurando algo para dizer, ele mesmo respondeu, sorrindo: 

– Sirius! – você não viu ele lá?

– Claro que vi, imagine…

Aí lembrei que vimos que, ao lado de Órion, está a constelação do Cão Maior, cuja estrela mais brilhante chama-se Sirius.

– Sabe o que que eu acho, pai? Que aqueles astrônomos da antiguidade não tinham muito o que fazer, então ficavam olhando para o céu e inventando esses nomes.

Você tem razão, meu filho. Além disso, eles tinham duas coisas importantes: curiosidade e imaginação. Eram como você é hoje e, espero, seja para sempre.

Um ótimo domingo e uma grande semana! 

 

Eugenio Mussak

A Constelação de Órion e a imagem que ela representa. Observe as Três Marias na cintura do gigante.

 

 

 

 

 

 

 

 

Eugenio MussakO Planetário Professor Aristóteles Orsini, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Inaugurado em 1957, vale uma visita. 


Publicado por: Eugenio Mussak

Crônica é literatura? Claro que é! E não afirmo sem prova: nosso primeiro cronista foi Machado de Assis, e a minha primeira foi descaradamente baseada na primeira crônica do bruxo do Cosme Velho, chamada exatamente “O nascimento da crônica