O cão de Órion
(02/06/2024)
Nesta semana levei o Erik para conhecer o Planetário, em São Paulo. Mais conhecido pelo nome Planetário do Ibirapuera, seu nome certo é Professor Aristóteles Orsini.
No centro do auditório abobadado, um projetor Zeiss (que é o verdadeiro planetário, apelidado de Brigadeirão, pela semelhança com o doce das festas infantis) cria o céu ideal sobre nós.
O passeio estelar começa pelas Três Marias, que receberam esse nome em homenagem às 3 Marias da vida de Jesus: a Virgem Maria, Maria Madalena, e Maria irmã de Lázaro.
Os astrônomos preferem Mintaka, Alnilan e Alnitak, os nomes árabes que significam “cinto”, “pérola” e “corda”, em referência aos elementos que aparecem na cintura de Órion.
– Na cintura de quem mesmo? – perguntou meu filhote de 8 anos quando saímos da sessão do planetário, dando início à sessão de perguntas que quase nunca têm respostas.
– De Órion, o nome da constelação inteira. As três Marias formam a cintura dele.
– Mas quem é esse tal Órion?
– Humm… Órion é o nome de um personagem da mitologia grega. Era um caçador gigante. Aquele conjunto de estrelas forma uma imagem que lembra esse caçador, com uma espada e um escudo.
– Caçadores não usavam espadas. Usavam lanças e flechas.
– É, você tem razão. Acontece que antes de ser caçador ele era guerreiro.
– E por que virou caçador?
– Porque se apaixonou por Artemis, a deusa da caça.
Nessa altura, todo meu conhecimento de mitologia e astronomia já estava perigosamente perto do fim. Mas as perguntas continuaram. Felizmente esta já veio com a resposta:
– Sabe como se chamava o cachorro dele?
Eu nem sabia que Órion tinha um cachorro. Quando olhei para ele procurando algo para dizer, ele mesmo respondeu, sorrindo:
– Sirius! – você não viu ele lá?
– Claro que vi, imagine…
Aí lembrei que vimos que, ao lado de Órion, está a constelação do Cão Maior, cuja estrela mais brilhante chama-se Sirius.
– Sabe o que que eu acho, pai? Que aqueles astrônomos da antiguidade não tinham muito o que fazer, então ficavam olhando para o céu e inventando esses nomes.
Você tem razão, meu filho. Além disso, eles tinham duas coisas importantes: curiosidade e imaginação. Eram como você é hoje e, espero, seja para sempre.
Um ótimo domingo e uma grande semana!

A Constelação de Órion e a imagem que ela representa. Observe as Três Marias na cintura do gigante.
O Planetário Professor Aristóteles Orsini, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Inaugurado em 1957, vale uma visita.