# 82 – O Vestibulando, a Lagosta e o Fisioterapeuta

# 82 – O Vestibulando, a Lagosta e o Fisioterapeuta
O Vestibulando, a Lagosta e o Fisioterapeuta
(16/02/2025)

Em 1999 eu era professor de cursinho e escrevi um livro chamado Cérebro de Estudante com conselhos práticos para meus alunos. Um dos capítulos era sobre os cuidados com a saúde e com a forma física, e insistia na postura corporal. 

Conservando uma postura ereta, com ombros para trás, cabeça erguida, olhando para a frente, o cérebro produz os hormônios que o fazem funcionar melhor”. 

Em 2018 o psicólogo canadense Jordan Peterson lançou um dos bestsellers atuais: 12 Regras Para a Vida. O primeiro capítulo chama-se “Levante a Cabeça e Endireite as Costas”. Conta que as lagostas (pasme) também cuidam da postura e da atitude, e que isso tem a ver com a sobrevivência e a evolução da espécie. E faz, claro, uma analogia com o ser humano.

Com uma postura correta podemos abraçar nosso ser e trabalhar para melhorá-lo ainda mais. Fortalecidos dessa forma, aguentamos as dificuldades de pé, ao invés de sermos tomados pelo desespero”.

A mensagem é clara: ajustar nossa postura e comportamento, pode alterar a química cerebral, a atitude e o destino.

Jordan faz uma bem costurada relação entre a postura corporal e a postura do cérebro. Reforça que essas reações não são meramente psicológicas ou culturais. Elas têm raízes biológicas profundas, esculpidas por milhões de anos de evolução. 

Neste ano eu estou colocando em ação meu plano de viver bastante e viver bem (chamo de ‘ortho logos, ortho corpus’). O plano inclui consultar bons profissionais.

Voltei, então, à Clínica de Fisioterapia de meu amigo Hélio Nichioka. Sem dores nem limitações. Apenas querendo endireitar as costas e garantir a mobilidade por bastante tempo ainda. 

Ele já cuidou de mim, quando tive algumas fraturas praticando esportes. Já era muito bom. Agora virou uma referência. Antes ele sabia bastante. Agora ele continua aprendendo.  

Olha para o corpo de seu paciente como uma interação perfeita entre músculos, ossos, articulações, órgãos, mente e espírito. Sabe que tudo está conectado, e que não há duas pessoas iguais. Eu mesmo não sou mais aquele limitless que ele conhecia.

Me atendeu pessoalmente. Orientou exercícios funcionais para fazer em qualquer lugar. Elogiou minha forma. Riu de minha cara de dor no alongamento. Abraçou minha causa. Um mestre!     

Feliz por encontrar meu amigo. Orgulhoso por sua carreira. Satisfeito por reencontrar meu corpo. Animado com a vida…    

Que você tenha um ótimo domingo e uma semana produtiva, com as costas retas e a cabeça erguida!


Publicado por: Eugenio Mussak

Crônica é literatura? Claro que é! E não afirmo sem prova: nosso primeiro cronista foi Machado de Assis, e a minha primeira foi descaradamente baseada na primeira crônica do bruxo do Cosme Velho, chamada exatamente “O nascimento da crônica