Uma semana fantástica
(15/09/2024)
Somos seres movidos a motivos. Todos nós.
Para mim, esta semana foi uma que encheu minha mochila existencial de motivos para continuar na jornada. Estou falando do lado profissional, mas tudo está ligado…
Há 26 anos eu queria trabalhar com educação corporativa. Atuar nas empresas ajudando as pessoas a serem mais produtivas e mais felizes. Esta é uma especialidade da administração, chamada DHO – Desenvolvimento Humano e Organizacional.
“Mas você é médico…”, me disseram os primeiros contatos que fiz em São Paulo, procurando trabalho. Verdade… Eu tinha terminado um MBA, mas, na visão das empresas na época, um médico só servia para tratar doenças.
Só que eu sou um fisiologista. E um fisiologista não diagnostica doenças. Ele diagnostica a saúde. Está interessado em melhorar a qualidade do funcionamento do corpo e aumentar sua performance. Simplificando, a forma delimita a função, e o funcionamento influencia a forma. Isto posto…
Isto posto, voltemos ao começo da história. Minha teoria era de que as empresas são organismos vivos, e não máquinas, como queria a administração herdada do Taylor, um engenheiro.
Assim como um corpo vivo, a empresa tem células (as pessoas), tecidos (as equipes), órgãos e sistemas, que precisam funcionar bem e em integração, para manter a vida do organismo. E, mais, a empresa é um animal que habita um ecossistema mutante, chamado mercado. É aí que entram os saberes das ciências naturais. Isso foi o que eu disse para um jornalista da revista Exame em 1998, e a reportagem dele me abriu espaço.
Nesta semana, duas homenagens emocionantes: um convite para encerrar o dia de apresentações no Conselho Regional de Administração no Rio de Janeiro, e o prêmio “Personalidade do ano em RH” da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná. Ambas em reconhecimento por minhas contribuições ao mundo da gestão.
É ou não é um bom motivo para continuar trabalhando, estudando, escrevendo, dando aulas e palestras? Enquanto olhos brilharem e mentes se desinquietarem com minhas ideias, seguirei…
Um ótimo domingo e uma produtiva semana a todos, e um especial agradecimento aos amigos Luiz Augusto Costa Leite, Wagner Siqueira e Ademar Ramos.